Em 2020, houve 9 divórcios por cada 10 casamentos. 💔
Porque é que trago uma informação tão dramática para um artigo do dia dos namorados? 🙃 Porque acredito que muitos dos problemas que levam à separação podem ser evitados, se tivermos consciência que podem ser tema fraturante na relação e houver vontade para os contrariar.
Segundo a Ordem dos Psicólogos, entre os principais motivos para divórcio estão:
- Dificuldades de comunicação e afastamento progressivo;
- Criticismo e conflitos constantes;
- Não divisão e partilha das tarefas e responsabilidades domésticas e/ou parentais;
- Dificuldades financeiras e discussões sobre dinheiro.
Grande parte destas questões podem ser ultrapassadas ou até evitadas com comunicação e flexibilidade. É natural que não tenhamos as mesmas ideias e vontades: afinal de contas, somos pessoas diferentes – indivíduos com contextos e características únicas.
No entanto, se houver carinho e respeito, em princípio haverá também pelo menos a abertura para ouvir as ideias do outro. E, talvez, mesmo que com algum esforço, aceitar e alinhar em coisas que nunca faríamos sozinhos.
Descobri o FIRE primeiro. E agora?
A menos que descubram o FIRE em conjunto enquanto veem um documentário ou algo do género, o mais provável é que um dos membros do casal tenha o seu momento Eureka primeiro.
A vontade de partilhar isto com o parceiro e todas as pessoas que nos são próximas é grande, bem sei… E quando finalmente ganhamos coragem de o fazer, uma de duas coisas irá acontecer:
- Vão ficar tão ou mais entusiasmados como nós com a ideia, e podemos começar a traçar e a partilhar planos em conjunto;
- Vão ficar a olhar para nós com aquela cara de “coitadinho, fritou a pipoca de vez”.
Eu recebi a segunda. 🥲
Por muito que explicasse, por muitos artigos que reencaminhasse, a resposta era sempre a mesma. Se é assim tão fácil, porque é que não está toda a gente a fazê-lo? É válido e é normal. Um dia antes de me ter cruzado com o movimento FIRE, também não me passava pela cabeça que seria uma possibilidade.
Finanças separadas ou juntas
No meu caso, temos e sempre tivemos as finanças separadas. Da mesma forma que cada um tem o seu armário para guardar a roupa e cada um compra e despacha peças sem dar conhecimento ao outro, também nas finanças cada um guarda o dinheiro na sua conta e gere entradas e saídas como bem entende.
Não acho que tenha qualquer significado ter as contas juntas ou separadas. Nenhuma das opções de gestão é garantia de sucesso da relação. O que aumenta a probabilidade das coisas correrem bem é haver boa comunicação. E, com boa comunicação, cada casal consegue conversar e chegar à conclusão do tipo de gestão que faz sentido no seu caso.
Mesmo que, tendo em conta a nossa situação, não precisasse que ele alinhasse no plano comigo, queria que ele compreendesse e se interessasse pelo tema. Porque eu tinha muita vontade de falar nele, e por isso queria que ele ficasse satisfeito a ouvi-lo (em vez de causar pensamentos de “lá vem ela com aquela ideia maluca…”.
Não havia anda que pudesse dizer para o fazer crer. Por isso, passei a mostrar.
Fui fazendo as minhas simulações, tracei o meu plano e comecei a investir. Mostrei-lhe o Excel e, assim que começaram a ser visíveis, mostrei também os resultados do que estava a fazer.
Com provas, começou a pouco e pouco a entender que a ideia, apesar de completamente fora da caixa, não era assim tão absurda. Que afinal, seguindo um plano razoavelmente simples, seria possível atingir um nível de património bastante elevado.
Expectativa: Eu só queria poder trocar ideias, validar o meu plano e contar o que ia aprendendo pelo caminho.
Realidade: Uns meses depois, sem nunca ter insistido ou sequer incentivado que ele próprio começasse, estava investir também 😜
Estamos ainda muito longe
Se as finanças são um tema tabu, que causa desconforto e conflito, ou se ainda nem sequer falaram disso por não saberem como ou por onde começar, deixo aqui a solução perfeita:
Sugiro que aproveitem o date do dia dos namorados (ou outro qualquer, porque qualquer um é bom para isso), para responderem de forma honesta às questões que podem ser descarregadas no botão abaixo. São perguntas “quebra-gelo” que permitem desbloquear o tema 💰 e abordar outros se calhar nunca conversados, de objetivos conjuntos, metas e sonhos.
Estas perguntas foram retiradas do Workbook FIRE (disponível em pré-venda por 10 € aqui). No Workbook têm acesso a 100 perguntas na mesma vibe destas, além de todas as ferramentas necessárias para traçar o plano FIRE. 🔥
Não estou numa relação
Se há coisa que a Miley Cyrus nos ensinou nos últimos dias, é que a melhor relação que podemos ter é com nós próprios.
I can buy myself flowers
Write my name in the sand
Talk to myself for hours
Say things you don’t understand
I can take myself dancing
And I can hold my own hand
Yeah, I can love me better than you can
PS – Desculpa se te coloquei a música na cabeça ahah
As perguntas são um óptimo exercício de autoconhecimento e validação do ponto em que estamos. Obrigam-nos a considerar coisas que a rotina do dia-a-dia não nos permite pensar.
Por isso, para fazer sozinho, com o irmão, marido ou colega de trabalho, faz download das perguntas e permite-te considerar os teus sonhos e ambições como coisas sérias, em vez de algo no qual se pensa inconscientemente com a cabeça na almofada e se deixa adormecido durante o dia, enquanto se lida com a rotina atual.
Novo episódio publicado!
Todas as terças-feiras com o artigo no blog sai também episódio de podcast, para quem tiver preferência. Vou tentar fazer sempre os dois formatos, para poder alcançar o máximo número de pessoas 🔥
Segue e avalia o podcast, ajuda o Spotify a perceber que o conteúdo tem interesse e a recomendar a mais pessoas 🙌
Quero feedback!
Depois conta-me como foi recebido este teu jogo de dia de São Valentim. ❤️🔥
O que achas de trading? Acabei de ver uma live sobre isso… Fiquei com dúvidas mas por outro lado achei interessante e a pessoa em questão até mostrou bons resultados!
Será esquema, fraude? Existe mesmo? É viável para quem trabalha a full-time?
Trading é comprar e vender a curto prazo. Não é esquema nem fraude, é só uma forma de gerir os investimentos. Agora, aqueles grupos em que pagas X€ e te garantem dicas para rentabilidades de Y%, aí já pode ser esquema 😅
Eu acho que tenho coisas melhores que fazer com o meu tempo, nunca tive mínimo interesse de entrar por aí. Mas há quem faça e goste. Há quem faça e bata o mercado e há quem faça e perca dinheiro.
No caso, era um trader q cobrava por um curso de 4 dias para ensinar. Mas sinceramente pareceu-me dar demasiado trabalho xD