FIRE! Parece bem, mas o que é?

FIRE é o acrónimo de Financial Independence, Retire Early. Traduzido para português: independência financeira e reforma antecipada. Este conceito foi apresentado em 1992 pelo livro Your Money or Your Life (traduzido para português em 2020 – O dinheiro ou a vida) de Vicki Robin e Joe Dominguez. Mais recentemente, o movimento incendiou verdadeiramente através das partilhas do Mr. Money Mustache no seu blog.

Conceitos chave

Este movimento assenta em 4 pilares fundamentais:

  1. Redução de despesas através de frugalidade e criatividade na gestão das despesas;
  2. Consumo sustentável e ambientalmente responsável;
  3. Poupança e investimento de uma percentagem significativa dos rendimentos durante os anos de trabalho;
  4. Independência financeira e possibilidade de reforma antecipada, vivendo dos ativos acumulados.

O FIRE na minha vida

Em 2019, quatro anos depois de ter começado a trabalhar e a gerar rendimentos, tinha acumulado 10.000 € na conta-poupança, com uma maravilhosa remuneração anual bruta de 0,015%.

Nesse ano, situações desfavoráveis originaram resultados fantásticos:

  • Ver aquele dinheiro na conta-poupança a render perto de nada levou-me a pesquisar, descobrir e depois querer aprender mais e mais sobre investimentos;
  • A perda de tempo na viagem casa-trabalho, completamente desgastante, fez com que começasse a ouvir audiolivros e podcasts;
  • Sair de casa dos meus pais e passar a ter uma série de despesas que antes não tinha motivou-me a registar as despesas e a ter controlo sobre todo o meu dinheiro;
  • A desmotivação com a rotina e os juros baixos nos depósitos levaram-me a encontrar o conceito FIRE, que deu um novo objetivo e motivação à minha vida.

Até 2019, poupava instintivamente mas sem objetivo. Hoje, sei exatamente o porquê de poupar, investir e dizer não ao que não me acrescenta valor: estou a comprar liberdade no futuro.

O FIRE é para ti?

Podes estar neste momento a pensar que adoras o teu trabalho, que o escolheste por vocação ou que tens colegas espetaculares. Neste momento, pode não fazer sentido pensar em reforma antecipada, porque não te imaginas a fazer outra coisa no teu dia-a-dia.

Quero que saibas que nada disto invalida teres como objetivo a independência financeira. As nossas vontades e circunstâncias ao longo da vida não são estáticas, por isso, mesmo que neste momento aches que não precisas de uma alternativa ao salário, é prudente estares preparado para uma situação em que o mesmo não seja verdade.

O teu chefe pode mudar, a empresa pode fechar, podes deixar de te sentir satisfeito a fazer o que fazes hoje. Podes ter filhos ou netos e querer passar mais tempo com eles.

Se começares a preparar a tua independência financeira, quando a atingires tens duas hipóteses:

  • Continuas satisfeito e com vontade de continuar no mesmo trabalho exatamente nas mesmas funções, e podes nesta fase até começar a gastar um pouco mais do salário, porque o objetivo de longo prazo foi atingido; ou
  • Percebes que está na altura de te dedicares a outras atividades, remuneradas ou não, e estás em posição para o fazer.

No fundo, o que ganhas quando atinges o número FIRE é LIBERDADE. Liberdade para decidir se queres continuar a trabalhar no mesmo emprego ou mudar de área. Se queres continuar a trabalhar 40 horas por semana ou passar para part-time de 20 horas. Se queres continuar a viver na mesma cidade ou se vais passar a nómada e correr o mundo. Lembra-te: o objetivo é a liberdade.

2 thoughts on “FIRE! Parece bem, mas o que é?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *