Declarar Rendimentos da Trade Republic no IRS

As declarações de rendimentos no IRS são, muitas vezes, uma dor de cabeça para os investidores. De que informação preciso? O que declarar? Onde declarar a informação? Quais os códigos necessários? É preciso declarar o IBAN? Neste artigo descrevo, passo a passo, como preencher o Modelo 3 com base no relatório fiscal da Trade Republic.

Há uns tempos partilhei um resumo de quanto ganhei no primeiro ano de utilização desta corretora. Entre juros do dinheiro não investido, juros e dividendos dos investimentos e saveback dos planos automáticos, o total superou 400€.

Relatório fiscal

O relatório fiscal demorou bastante a aparecer (o meu ficou disponível a 17 de junho) e espero honestamente que nos próximos anos resolvam a situação mais cedo. Não por mim, porque tenho sempre IRS a pagar e por isso não tenho qualquer pressa de submeter a declaração, mas por todos os que têm valores a ser reembolsados e querem tratar disto o quanto antes.

Existe forma de obter os valores “manualmente”, mas é trabalho adicional que pode ser perfeitamente evitado se o relatório ficar logo disponível.

Uma opção é entregar a declaração sem os dados da Trade Republic e depois, quando o relatório estiver disponível (e antes de 30 de junho), entregar uma declaração de subtituição, se algo não estiver bem com a informação que demos. Foi precisamente isso que eu fiz, uma vez que tinha colocado uns dividendos no país errado. Sendo dentro do prazo, não há qualquer problema em substituir a declaração.

Como aceder ao relatório fiscal da Trade Republic

  1. Abrir a aplicação da Trade Republic
  2. Clicar na bolinha com a inicial, no canto superior direito
  3. Clicar em “Impostos”
  4. Clicar em “Relatório fiscal anual”

Informação do relatório

O relatório é bastante extenso e apresenta os rendimentos no mesmo formato em que são declarados no Modelo 3 do IRS, o que é sempre uma vantagem. Cada secção é um quadro específico, que corresponde a tipos diferentes de rendimentos recebidos.

Secção I – Modelo 3 – 8 A

No quadro 8A declaram-se os juros e dividendos recebidos no estrangeiro. Para o preencher é necessário saber o código do tipo de rendimento, o país da fonte, o rendimento bruto recebido e possíveis retenções na fonte realizadas. Para estes investimentos os códigos a aplicar são:

  • E10 para dividendos em empresas Portuguesas
  • E11 para dividendos estrangeiros
  • E21 para juros obtidos no estrangeiro

Apesar de a Trade Republic indicar os códigos, convém sempre validar que estão corretos (informação oficial aqui).

Apesar de ser indicado um código E22 nas linhas 803 e 804, utilizei os códigos E21 para juros e E11 para dividendos, consoante cada caso.

Secção II – Modelo 3 – 9.2 A

Neste quadro incluímos as vendas de ETF, caso tenham existido. Não é o meu caso, por isso aparece em branco.

Secção III – Modelo 3 – 9.2 B

Neste quadro incluímos as transações de produtos mais complexos, caso tenham existido. Não é o meu caso, por isso aparece em branco.

Secção IV – Modelo 3 – 11

No quadro 11 temos de indicar todas as contas bancárias estrangeiras que tenhamos. Não implica nada nos cálculos de IRS, mas é uma informação obrigatória.

Apesar de o relatório não apresentar dados, a verdade é que temos de indicar o IBAN e BIC da conta que temos na Trade Republic neste quadro 11. É o IBAN que utilizamos para carregar a conta e pode ser acedido em:

  • Bolinha com inicial no canto superior direito
  • Clicar em “Conta” (aparece logo abaixo do nome)
  • Copiar o “IBAN” e o “BIC”

Secções V a IX

Estas secções apresentam de forma detalhada:

  • V: Resumo das contas bancárias
  • VI: Rendimentos dos dividendos e juros recebidos
  • VII e VIII: Mais ou menos-valias realizadas (vendas)
  • IX. Histórico de todas as transações realizadas (compras e vendas)

O que fazer no IRS

✅ Independentemente de termos recebido algum tipo de rendimentos, temos de declarar o IBAN, uma vez que é uma estrangeira em nosso nome

✅ Copiar a informação apresentada nos quadros e colá-la no local indicado, confirmando se os códigos estão corretos

Infelizmente não tenho exemplos de venda de posições, para perceber se os dados estão 100% corretos. Mais uma vez, fico tentada a vender algo só para ver o que me aparece no relatório de 2025, mas… Vou só esperar que alguém me conte nos comentários 🫶😁

Abrir conta na Trade Republic

Se ainda não tens conta na Trade Republic e estás a considerar abrir uma, podes usar este link para apoiar o blog, para eles saberem que vieste daqui. 🫶

Disclaimer: A autora do blog Dama de Ouros não fornece recomendações de investimento ou aconselhamento financeiro. Todo o conteúdo presente neste blog tem apenas fins informativos e educacionais, sendo qualquer decisão de investimento da responsabilidade do leitor.

Todos os investimentos têm risco e podes perder parte ou a totalidade do capital investido. Faz a tua própria análise e investe de forma responsável. Finanças pessoais são pessoais e é essencial tomar decisões informadas.

Este artigo é patrocinado pela Trade Republic.

15 thoughts on “Declarar Rendimentos da Trade Republic no IRS

  1. Olá Dama de Ouros, artigo útil para mim para o próximo ano, que abri conta na TR este ano 😀
    Já agora, uma questão: eu submeti o meu IRS em Abril e foi considerado certo no início de Maio. Estamos em meio de Julho e nada de nota de cobrança para liquidar (tenho a pagar). Isto é normal, demorar tanto? Também te acontece? Liguei para lá e dizem-me que é porque tenho ativos no Anexo J (ETFs na Degiro, que tinha em 2024, entretanto já este ano liquidei e mudei tudo para a TR).
    Sei que não tens pressa em pagar, já eu, prefiro despachar esta parte o mais rápido possível porque não gosto de ter um valor na conta que sei que não me pertence, mas sim ao Estado xD
    Também te acontece a ti, demorar tanto? Ou devo ficar preocupada? :/

    1. Olá!

      Não faço ideia se é normal, mas é certamente algo com que nunca me preocupei 😅 se fosse para receber, claro que iria querer que fosse o mais rápido possível. Agora para pagar? Deixo para os últimos dias, independentemente do tempo que demoram ou não a mandar os dados de pagamento.
      Se tens conta na Trade Republic, podes ter lá o dinheiro e ganhar de 2% de juros enquanto não pagas. Dinheiro do nosso lado o máximo tempo, sempre 🙌🔥

  2. Olha eu aqui a falar disto hoje e horas depois fui ver ao portal e já está processada a liquidação, eheh. Mas gostei dessa perspetiva diferente, obrigada!

    1. Olá! Estou numa situação semelhante à da Cláudia e a minha nota de liquidação chegou há uma semana! Uns dias depois de ter ficado disponível no portal das finanças. Por isso deves receber em breve!
      Mas faço como a Fire, fica na Trade Republic até aos últimos dias haha

  3. Olá,
    Excelente artigo, para o próximo IRS vai ajudar certamente 🙂
    Uma questão, caso saibas responder.
    No caso de vender um ETF na totalidade ou parte dele, ao vender posições que tenham lucro e outras posições que tenham prejuízo, as finanças ao apurar o imposto a pagar tem atenção fazendo a média ponderada?
    Ou seja, posso vender 2 UP com 50 euros de lucro mas ter outra com 30 de prejuízo.
    Obrigado

    1. Olá!

      Nas vendas, tens sempre de colocar uma linha por cada data de compra ou de venda.
      Exemplos:
      1) compras 2 ETF no mesmo dia, mas vendes 1 agora e outro daqui um mês. Serão duas linhas no IRS: as datas e valores de compra coincidem , mas as datas e valores de venda são diferentes em cada linha, correspondentes aos momentos de venda.
      2) compras ETF ao longo do tempo, 1 UP por mês, e vendes agora 5 UP no mesmo dia. Serão 5 linhas no IRS: as datas e valores de compra serão diferentes, correspondentes a cada compra, e as datas e valores de venda serão a mesma.

      É uma grande chatice, mas é assim!
      Espero ter ajudado

  4. Olá!

    Sim, essa parte “chata” já interiorizei, mas a minha dúvida é a seguinte.
    Exemplo de 1 ETF:
    1) compras 3 UP a 100€/Cada em Jan/25
    2) compras 2 UP a 140€/Cada em Mai/25
    3) vendes as 5 UP por 130€/Cada em Jul/25

    Temos então:
    90€ de lucro nas 3 UP compradas em Jan/25
    20€ de prejuízo nas 2 UP compradas em Mai/25

    As finanças vão apenas incidir o imposto de 28% sobre 70€, certo?
    Ou apenas ligam às mais valias e as menos valias não entram para as contas deles?
    Obrigado

    1. Certo. O cálculo das finanças será linha a linha, somando depois o total:
      – Linha 1) Mais valias: (130-100)*3 = 90€
      – Linha 2) Mais valias: (130-140)*2 = -20€
      Total mais-valias = 70€

  5. Olá Dama de Ouros, tenho a pesquisar sobre formas de ter o meu fundo de maneio a gerar alguma coisa, em vez de estar parado e revisitei as tuas publicações sobre a Trade Republic, usei também este link para apoiar o blog, agora na abertura de conta. É uma plataforma nova para mim. Queria perguntar-te para confirmar se tenho tudo claro, podemos ter de facto lá o nosso fundo, ter o cartão para aproveitar o save back, no entanto, para além disso, temos de ter o plano de investimento, correto? Muito obrigada e até já!

      1. Muito obrigada 🙂 De momento tenho os ETF’s na Degiro, que embora tenha começado a cobrar taxa de comissão, é uma plataforma onde me sinto confortável. Talvez zona de conforto e também falta de informação sobre como mudar, no caso dessa vontade surgir. Faz sentido ter mais um ETF adicional noutra plataforma diferente? ou de acordo com a tua experiência é melhor reunir todos numa plataforma apenas? Com um ETF já estou de alguma forma a diversificar os meus investimentos, mas é esse mais um passo na diversificação? 🙂 Espero não estar a complicar 🙂 Muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *