As minhas leituras

Aqui apresento meu diário de leitura desde que comecei a fazer registos pormenorizados em setembro de 2019, atualizado constantemente no final de cada mês com os novos títulos que for lendo.

Para veres como faço para orçamentar tempo e dinheiro para todos estes livros, lê este artigo.

Aceito novas sugestões de leitura nos comentários 👇

(atualizado até março de 2022)

Finanças e negócios (51)

Rich dad Poor Dad, Robert T. Kiyosaki (dezembro 2019)

O meu primeiro livro sobre finanças pessoais. Posso dizer que foi o catalisador da minha jornada e interesse pelo mundo dos investimentos e finanças pessoais.

Rich Dad’s Cashflow Quadrant, Robert T. Kiyosaki (janeiro de 2020)

Não acrescenta muito ao Rich Dad Poor Dad. Descreve os quatro quadrantes: E (employee, have a job), S (self-employed, own a job), B (business owner, own a system) e I (investor, money works for you) e como fazer a transição de uns para os outros.

Broke Millennial Takes on Investing, Erin Lowry (janeiro de 2020)

Investimentos numa linguagem simples para millennials no início da vida adulta, no entanto pouco útil por ser muito focado na realidade dos EUA.

The complete Guide to Property Investing, Rob Dix (janeiro de 2020)

Bom resumo dos fatores a ter em conta no investimento imobiliário. Algumas partes são pouco úteis por serem focadas na realidade/mercados do Reino Unido.

Segredos da Mente Milionária / Secrets of the Millionaire Mind, T. Harv Eker (janeiro de 2020)

Um clássico das finanças pessoais, focado na mentalidade e desconstrução de crenças negativas associadas ao dinheiro. Talvez por não me identificar com o descrito, não gostei do livro.

Invest like a guru, Charlie Tien (janeiro de 2020)

Um excelente livro para quem quer investir em ações individuais. Descreve o processo de avaliação de empresas, cálculo de indicadores e delineação de uma estratégia para optimização de risco/retorno.

Financial Freedom, Grant Sabatier (fevereiro de 2020)

Um dos meus livros preferidos sobre finanças pessoais! O passo a passo para fazer mais dinheiro em menos tempo, escrito por uma pessoa que passou de um networth de 2.26$ para 1.25 M$ em 5 anos.

Não é um esquema de enriquecimento rápido. É um guia com ideias de side hustles para fazer rendimento extra, ideias para poupar sem comprometer as coisas que gostamos, negociar salários, viajar de forma barata, reduzir custos no alojamento e pensar criativamente para optimizar todas as situações.

Recomendo vivamente!

Playing with FIRE, Scott Rieckens (fevereiro de 2020)

Este é o diário de uma família na jornada para o FIRE. Começa com a descrição dos truques e estratégias que o autor utilizou para convencer a sua esposa a abraçar o desafio do FIRE e mesmo a começar a querer falar sobre dinheiro.

O livro continua com uma viagem pelos EUA, a gravar um documentário sobre o tema, com entrevistas a várias caras conhecidas do movimento. O filme está disponível na Amazon com o mesmo título (ainda não vi).

Bolsa – Investir nos mercados financeiros, Miguel Gomes da Silva (fevereiro de 2020)

Este é um livro para ter na mesa de cabeceira e ir folheando, não é um romance que se leia de seguida. Prestei especial atenção ao capítulo sobre ETFs e ao apêndice no final, sobre fiscalidade nos investimentos.

Your money or your life / O dinheiro ou a vida, Vicki Robin e Joe Dominguez (fevereiro de 2020)

Este livro marcou o início do movimento FIRE e foi revisto e republicado recentemente, com um prefácio do guru do FIRE Mr. Money Mustache. É um dos meus livros preferidos! Identifico-me imenso com os conceitos descritos pelos autores: frugalidade, atenção pelo meio envolvente (ambiente e social) e a relação entre dinheiro, tempo e energia.

É um guia passo a passo para chegar a uma vida plena e com propósito, em que a liberdade financeira acaba por ser consequência das ações e estilo de vida.

The Simple path to wealth, JL Collins (março de 2020)

O único livro sobre investimentos que a maioria das pessoas precisa. Descreve um portefólio simples e eficaz composto por diferentes fundos e ETFs nas diferentes fases da via: acumulação e utilização.

O livro surge da compilação de cartas que o autor escreveu à sua filha. Ele era um investidor, ela estava consciente de que deveria investir o seu dinheiro mas não tinha a mínima paciência ou interesse de aprender sobre o assunto.

How to own the world, Andrew Craig (março de 2020)

Um livro um pouco focado na realidade do Reino Unido, mas ainda assim com ideias e conceitos muito úteis.

O livro mais prático e com maior detalhe relativo à construção de um portefólio diversificado que já encontrei. Desde ações individuais, fundos imobiliários, ETFs, commodities, metais, etc. Fala também de conceitos de macroeconomia e do o funcionamento do sistema monetário, com as consequentes implicações nas diversas classes de ativos.

O conceito-chave é: não há um investimento “melhor”. Há situações e períodos para cada ativo e o truque está ter o conhecimento necessário e saber usar isso a favor da própria carteira.

Unshakeable / Inabalável, Tony Robbins (maio de 2020)

Acrescenta pouco a quem já tiver lido o Jogo do Dinheiro. Para quem não quiser ler 700 páginas, este é uma boa opção 😜 Sou fã do Tony Robbins e acho a energia dele contagiante. O facto de o audiolivro ser (em parte) narrado por ele é um grande bónus.

É mais um guia passo-a-passo para transformar as finanças pessoais e acelerar o caminho para a liberdade financeira, independentemente da idade, salário ou estado atual de vida.

Os pontos fundamentais defendidos no livro são: 1) Maiores inimigos dos investimentos são o medo e taxas; 2) Investe em fundos de índice; 3) Multiplica o teu dinheiro nas próximas décadas com a ajuda do juro composto; 4) Evita fundos de gestão ativa; 5) Não tenhas medo de quedas no mercado porque são normais; 6) Não vendas posições em momentos de crise; 7) Evita quedas acentuadas durante as crises através de diversificação; 8) Alcança riqueza emocional

O objetivo final é tornares-te “unshakeable”: alguém que consegue manter paz de espírito independentemente das incertezas do mundo, volatilidades económicas e alterações no estado comum do mundo, e ainda lucrar com tudo isso.

Pense e fique rico, Napolean Hill (junho de 2020)

Mais um clássico que, tal como o Segredos da Mente Milionária, não me cativou. “Lei” da atração e pensamento positivo para atrair cenas não são para mim.

O jogo do dinheiro, Tony Robbins (julho de 2020)

O livro é bom, mas deixa-me com a sensação que seria ainda melhor com metade das páginas. Há muitos assuntos que são amplamente dissecados, por vezes de forma exaustiva.

A parte final, com entrevistas e relatos de grandes investidores e personalidades que todos nós conhecemos, vale muito a pena.

Quit like a Millionaire, Kristy Shen (julho de 2020)

Este é talvez o meu livro preferido sobre o FIRE, investimentos e finanças pessoais. Ler este livro só fez reforçar ainda mais a ideia de que estou no caminho certo e que vale a pena esforçar-me ainda mais para atingir o objetivo a que me propus no início de 2020: independência financeira e reforma antecipada.

O livro é narrado na primeira pessoa por Kristy Shen e conta a sua história desde a infância em pobreza na china até se se tornar milionária e deixar o seu emprego como engenheira para viajar pelo mundo aos 31 anos.

Spoiler alert: não ganhou o euromilhões nem criou um esquema pirâmide 😜

The Bogleheads’ Guide to Investing, Taylor Larimore, Michael Leboeuf e Mel Lindauer (julho de 2020)

Este livro descreve a metodologia de investimento de John Bogle, fundador da Vanguard. Em traços gerais, a filosofia Boglehead é: começa cedo e investe regularmente; mantém os custos baixos; a decisão mais importante e relevante para os retornos dos teus investimentos é a divisão do teu portefólio; estabelece o plano e mantém-no, independentemente do que acontecer.

O livro oferece também uma descrição bastante detalhada dos vários tipos de investimento existentes (obrigações, ações, ETFs, fundos, seguros, REITs, produtos ajustados à inflação e anuidades), importância da diversificação, aborda “behavioral economics”, rebalanceamento do portefólio e impostos (aplicável aos EUA).

I will teach you to be rich, Ramit Sethi (julho de 2020)

Este livro é um programa de 6 semanas, sendo que a parte inicial é muito focada em sair das dívidas, por isso essa parte não me foi muito útil. No entanto, adoro a abordagem do autor e identifico-me imenso com as suas ideias!

O livro começa com um “deixa-te de merd*s”. Se queres realmente fazer algo por ti, está disposto a mudar e para de te queixar. É contra a conversa do “poupar no cafezinho” e a favor de gastar sem problemas nas coisas que realmente nos dão prazer. O truque está em automatizar e controlar as verdadeiras despesas que têm impacto no orçamento e em investir consistentemente e de forma inteligente.

The Millionnaire Next Door, William D. Danko e Thomas J. Stanley (agosto de 2020)

Este livro apresenta os resultados de milhares de inquéritos feitos a milionários nos EUA. É uma compilação de estatísticas relativas a variados temas desde os carros que conduzem, a roupa que vestem, a educação que dão aos seus filhos, o preço das suas casas, etc.

Não é nenhum livro técnico nem apresenta segredos para enriquecer, mas desmistifica muita coisa em vários temas! Grande parte dos inquiridos não tem carros luxuosos nem vive em grandes mansões. Por outro lado, uma grande percentagem faz orçamentos e até utiliza cupões de desconto nas compras! Um bom abre-olhos.

Awkward conversations about money, Alex Holder (outubro de 2020)

Um livro leve e divertido, que expõe temas tabu relacionados com dinheiro: relação entre a saúde mental e os gastos por impulso, finanças em casal, gastos em contexto social, despesas com a casa e a morte e o que é necessário fazer quando um ente querido morre. Grátis na Audible.

The path, Peter Mallouk e Tony Robbins (novembro de 2020)

Li este livro com grande expectativa por ter uma parte escrita pelo Tony Robbins. Na verdade, esta parte acabou por ser uma cópia do que já tinha lido no Unshakeable e no Jogo do Dinheiro. O restante, apesar de ter algum conteúdo útil, acabou por ser um panfleto para vender os serviços da empresa do Peter Mallouk. Detesto que façam isto!

Set for life, Scot Trench (dezembro de 2020)

Se apenas pudesse ler ou recomendar um livro sobre finanças pessoais, desenvolvimento pessoal, carreira, etc., escolheria este! Toca um sem números de pontos absolutamente fulcrais, desde poupança, investimento, progressão de carreira, gestão de tempo… Ao contrário do que costuma acontecer nos livros americanos, neste caso apenas o apêndice é inútil porque aborda os impostos americanos. Tudo o resto pode ser aplicado a qualquer pessoa. este é “o livro” para oferecer ao irmão, filho, ou primo que está a acabar o secundário e tem de decidir o que fazer na sua vida. Depois, obviamente, é pedir o livro emprestado e lê-lo também 😜

Smart couples finish rich, David Bach (janeiro de 2021)

Fala pouco de finanças em casal e vagamente de finanças pessoais no geral. Não gostei muito porque não acrescentou informação relevante ao que já tinha lido em outros livros. Muito focado nos impostos dos EUA.

The meaningful money handbook, Pete Matthew (janeiro de 2021)

Livro óptimo para quem reside no Reino Unido, porque explica os truques de optimização fiscal. Para quem não mora lá, não acrescenta muito relativamente a outros livros sobre finanças pessoais.

You can retire early, Deacon Hayes (janeiro de 2021)

Os conceitos são bons mas achei que informação está desorganizada e misturada. Não gostei muito.

Financial Independence Retire Early, Richard Sodin (fevereiro de 2021)

Não gostei nada deste livro porque o título é enganador. Achava que ia ler um livro sobre o FIRE e afinal dei por mim a aprender sobre fazer relatórios e melhorar o desempenho no trabalho. Nada contra o tema, mas não era de todo o que esperava do livro e por isso foi uma grande desilusão.

O Padrão Bitcoin / The Bitcoin Standard, Saifadean Ammous (fevereiro de 2021)

Adorei este livro! Comecei a lê-lo para entender melhor a tecnologia blockchain e a bitcoin, mas o conteúdo abordado é muito mais abrangente que isso. O livro começa com uma contextualização da história da moeda, as várias formas que tomou por todo o globo até entrarmos no Gold Standard, de como tudo ficou mais complicado quando as notas passaram a ser impressas sem ter em consideração a quantidade de ouro existente. Finalmente, depois deste background, descreve a forma como a bitcoin pode assumir as funções do ouro como padrão, com as suas características semelhantes em termos de disponibilidade e mineração, adequados a “sound money”. Recomendo!

Open Up – The power of talking about money, Alex Holder (fevereiro de 2021)

Um livro super leve e descontraído sobre problemas reais do dia-a-dia que são potenciados pelo facto do tema “dinheiro” ser um tabu. Parece que estamos a ter uma conversa num café com uma amiga. Adorava ser amiga da Alex!

The psychology of money, Morgan Housel (março de 2021)

Este não é um livro sobre cálculos, indicadores e retornos de investimentos. Aborda um tema muito mais importante: finanças comportamentais. Com exemplos reais, o autor explica as partidas que o nosso cérebro pode pregar e dá-nos o conhecimento necessário para as evitar.

The 100$ Startup, Chris Guillebeau (março de 2021)

Gostei tanto deste livro que comprei a versão em papel depois de ter ouvido o audio para poder tomar notas. É daqueles livros que dá vontade de fazer coisas empreendedoras! 😂 condensa histórias inspiradoras e ideias milionárias. Recomendo!

Lifeonaire, Steve Cook (abril de 2021)

Livro de finanças disfarçado de romance, com qualidade fraquíssima em ambas vertentes. O meu sentimento foi semelhante ao do Monge que vendeu o seu ferrari. Não gostei nada.

Principles, Ray Dalio (abril de 2021)

Já sabia que este senhor dominava o mundo financeiro, mas nem desconfiava o conhecimento e dedicação ao estudo do comportamento humano e a forma como implementou tudo isso ao longo da sua vida, a nível pessoal e nos negócios. Mesmo que não seja lido de seguida (é uma bíblia), vale a pena mantê-lo por perto para ir lendo aos pouquinhos.

Why Buy Bitcoin, Andy Edstrom (abril de 2021)

Muito semelhante ao The bitcoin standard (várias vezes mencionado neste), mas com novas perspetivas e ideias relativas ao assunto. Gostei de ambos mas se tivesse de escolher apenas um, preferia o The Bitcoin Standard.

Choose FI, Chris Mamula, Brad Barrett e Jonathan Mendonsa (maio de 2021)

Tinha grandes expectativas para este livro mas acabou por não corresponder. Prometem um livro diferente e mais prático que qualquer outro e na verdade não acrescenta nada de novo. A versão audio também deixa muito a desejar, com muitos narradores que por vezes se sobrepõe.

Early Retirement Extreme, Jacob Lund Fisker (maio de 2021)

Se há coisa que diferencia o autor dos restantes nesta lista é a sua criatividade! Se estás mesmo disposto a fazer o necessário para reduzir as tuas despesas e achas que já não há nada a melhorar, este é o livro que tens de ler. Tenho a certeza que encontrarás no mínimo uma mão cheia de coisas que podes mudar e das quais nem te tinhas lembrado! O título avisa: é mesmo EXTREME

Learn to earn, Peter Lynch (maio de 2021)

Este livro começa com um overview da história do stock market desde o seu início. Depois, em linguagem simples, é explicado como analisar o relatório de uma empresa, como investir e como pensar como um investidor.

Purposeful Retirement, Hyrum W. Smith (agosto de 2021)

Este livro é escrito para pessoas que se reformam na idade “normal”, depois dos 60 anos, mas pode perfeitamente ser adaptado à reforma antecipada. fala da transição da vida ativa no mercado de trabalho para “não ter nada para fazer” na reforma. A mensagem é simples: se deixarmos de ser ativos e de ter um propósito, rapidamente entramos em decadência e perdemos a vitalidade. Grátis na Audible.

How to Achieve Financial Independence and Retire Early, JD Roth (agosto de 2021)

Um livro sob a forma de curso com o passo a passo para atingir o FIRE. Pontos de vista interessantes! Não concordei com tudo mas é sempre bom conhecer outras perspetivas e aguçar o nosso espírito crítico. Grátis na Audible.

O autor estava profundamente endividado em 2004 e agora, com 51 anos, é financeiramente independente e o seu propósito é ajudar outros a fazer o caminho que ele próprio percorreu.

No more work: Why full employment is a bad idea, James Livingston (setembro de 2021)

Achava que seria um livro sobre o FIRE, mas na verdade o que aborda são as questões sociais do estado atual do mundo: o consumo tem de diminuir para garantir a sustentabilidade do planeta e os processos produtivos são cada vez mais eficientes e automatizados. Procura dar soluções para um mundo em que não há trabalho a tempo inteiro para toda a gente e em que é necessário dissociar o rendimento das horas de produção. Muito interessante! Grátis na Audible.

How to Retire the Cheapskate Way, Jeff Yeager (setembro de 2021)

Um livro super leve e divertido que aborda as finanças pessoais da perspetiva da poupança, defendendo que é muito mais impactante na jornada para a independência financeira encontrar formas de reduzir os custos do que aumentar os rendimentos. O autor tem bom humor, gostei bastante. Grátis na Audible.

Homeless to Billionaire, Andreas Pira (outubro de 2021)

Fiquei indecisa se colocava este livro nas finanças pessoais ou no desenvolvimento pessoal. Não gostei do livro. É todo focado na lei da atração e, como os outros do mesmo tema, não me convenceu. Grátis na Audible.

Live on less, invest the rest, Andrew Craig (outubro de 2021)

Estava super entusiasmada com este livro porque é do autor do “How to own the world”, um dos mais completos e interessantes que já li sobre finanças. Este tem muito menos conteúdo e acaba por ser um panfleto de várias páginas a vender o fundo de investimento criado pelo autor. Não gosto nada de tentativas de vendas no meio de livros, perdem logo a minha consideração.

Work less, live more, Bob Clyatt (outubro 2021)

Não é um romance nem um livro técnico. São histórias de pessoas que se semi-reformam antecipadamente, passando a viver com mais propósito. Gostei!

Multiplique o seu dinheiro, Ariana Nunes (outubro de 2021)

Recebi este livro como oferta da autora, que gentilmente mo enviou em troca da minha opinião honesta. Gostei bastante! Tenho lido muito em inglês e é sempre chato passar capítulos à frente porque os temas são específicos do país do autor. Ora bem: cá está um livro com informação útil da primeira à ultima página!

Adorei tanto a parte inicial – quase uma auto biografia da Ariana – como a final: descrição dos vários ativos disponíveis, estratégias de investimento e até uns pozinhos de FIRE.

Retire before mom and dad, Rob Berger (outubro de 2021)

Título giro, hein? Fiz as contas e… acho que me vou reformar antes da minha mãe 🔥 Não é só sobre a reforma antecipada. Cobre todos os básicos das finanças pessoais, é bastante completo. Gostei!

É mais um livro simpático de finanças pessoais. Não tem nada de inovador, mas solidifica conceitos.

Dinheiro para elas, Inês Correia (novembro de 2021)

Apesar de o título indicar que o livro é para mulheres, a verdade é que é apropriado para qualquer pessoa que queira organizar as suas finanças. Gostei bastante!

7 segredos para investir com Warren Buffet, Mary Buffett e Sean Seah (novembro de 2021)

Este livro foi-me generosamente oferecido pela Editora Self . Apesar de não ser o meu estilo de investimento preferido, achei o livro óptimo para iniciação ao tema das ações individuais.

Rich Dad’s Guide to Becoming Rich, Robert Kiyosaki (dezembro de 2021)

Rich Dad’s Who took my money, Robert Kiyosaki (dezembro de 2021)

Todos os livros de Kiyosaki são semelhantes e vão sempre buscar referência a outro livro qualquer do autor. Gosto e identifico-me com a perspectiva de gerar cash-flow! Mais do que património acumulado, no caminho para o FIRE é crucial garantir um fluxo constante de entrada de €.

Start with why / Primeiro pergunte porquê, Simon Sinek (dezembro de 2021)

Livro perfeito para quem tem o seu negócio, quer começar um ou trabalha na parte de marketing. Óptimo também para quem, como eu, gosta de aprender sobre estas coisas.

The fiat standard, Saifedean Ammous (março de 2022)

Depois de ter adorado o livro anterior do autor, The bitcoin Standars, confesso que este deixou mesmo muito a desejar. Tanto que nem o consegui terminar. Fiquei pelo capítulo em que autor teoriza que as alterações climáticas são uma invenção criada para favorecer as moedas fiat. Perdi a vontade de continuar.

Desenvolvimento pessoal (21)

O monge que vendeu o seu ferrari, Robin Sharma (agosto de 2020)

Não gostei deste livro, tanto que nem o consegui terminar. Ideias boas e mensagem importante mas escrito na forma de um romance de muito fraca qualidade.

Unleash the power within, Tony Robbins (agosto de 2020)

Fantástico! Sou fã do Tony Robbins e este audiolivro ganha pontos extra por ser narrado pelo autor. Identifico-me muito com ele porque também não liga a leis de atração e pensamentos positivos. Acredita sim em perseguir sonhos e agir para mudar. Adoro!

The magic of thinking big / A magia de pensar em grande, David Schwartz (novembro de 2020)

Li este livro porque o Mr. Money Mustache indicou-o como um dos seus preferidos numa entrevista que deu.

Este é um livro de 1959 por isso há exemplos que naturalmente não se aplicam nos dias de hoje. Ultrapassando esses pormenores e generalizando o que neste livro por vezes é dito (falo principalmente de questões sexistas, que eram realidade na época), é certamente um livro intemporal nos princípios que transmite. É um livro de desenvolvimento pessoal, com exemplos práticos de como podemos encarar várias situações do dia-a-dia de forma a termos os melhores resultados na nossa vida.

Apesar de ter a vertente do “pensamento” como o próprio nome indica, não tem nada a ver com a lei da atração, mas sim com a importância de traçar objetivos e agir em concordância.

Recomendo!

The compound effect, Darren Hardy (janeiro de 2021)

A ideia principal deste livro é que pequenos hábitos repetidos frequentemente durante um longo período de tempo têm um grande impacto. Serve para saúde, fitness, finanças, boas relações inter pessoais, etc.

A ideia base é boa mas alguns exemplos são exagerados e devem ser vistos com espírito crítico, como sempre.

The ONE thing / A única coisa, Gary Keller e Jay Papasan (fevereiro de 2021)

Este livro aplica-se a todas as áreas da nossa vida, finanças incluídas. “Qual é a COISA que eu posso fazer e que tornará tudo o resto mais fácil ou desnecessário?”. A ideia é colocar esta questão, listar todos os pontos mais relevantes e ir filtrando cada vez mais as opções até chegar à “coisa” que terá maior impacto. Ou seja, passar das coisas que PODIAS fazer para as que DEVES fazer de forma a atingir os teus objetivos.

Com esta pergunta pretende-se que encontres a coisa que podes fazer hoje, que facilita a coisa desta semana, que facilita a coisa deste ano,… e assim sucessivamente até chegares ao objetivo. Escolhe a tua coisa e foca-te nela até a atingires com pequenos passos diários, semanais, mensais, etc.

Pontos principais a reter deste livro são: 1) resultados extraordinários dependem de quão focado consegues ser; 2)É melhor fazer menos coisas com maior impacto do que muitas coisas pouco relevantes; 3) Força de vontade é limitada, por isso é crucial definir bem a coisa que tens de fazer e começar o dia com essa atividade; 4) Multitasking não resulta e não é produtivo

Gostei bastante!

Leadership and self-deception, The arbinger institute (fevereiro de 2021)

Li este livro porque foi recomendação de um convidado no podcast Bigger Pockets Money, apresentado como um livro com a capacidade de nos fazer sentir desconfortáveis.

Percebi perfeitamente o que o convidado quis dizer porque o livro fez-me de facto refletir e repensar certas atitudes na minha vida em geral. É uma história com 3 ou 4 personagens, no contexto empresarial. A mensagem passada, tal como se percebe com o protagonista do livro, aplica-se tanto à vida profissional como à pessoal.

O conceito de “estar dentro da caixa” representa o estado em que pensamos e tomamos decisões exclusivamente a pensar em nós próprios.

Este livro aborda relações interpessoais e, entre este e o “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, prefiri ler este!

Fez-me pensar, refletir e até mudar certos comportamentos. Quando um livro muda qualquer coisa em nós, sabemos que valeu a pena!

Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie (fevereiro de 2021)

É um óptimo livro e se o tivesse lido noutra altura talvez o tivesse adorado. No entanto, a ideia do livro é muito semelhante à do Leadership and Self Deception, que li no mesmo mês e me cativou muito mais.

Ser blogger, Sandra Alvarez e Carolina Afonso (março de 2021)

O livro que me deu o empurrão de facto para avançar com uma ideia que já tinha há muito na cabeça: criar este blog 💜

Essentialism / Essencialismo, Greg McKeown (julho de 2021)

Este livro deveria ser de leitura obrigatória para toda a gente hoje em dia!

Num mundo em que o multitasking e trabalhar fora de horas é “normal”, é bom abrir os olhos a outras perspectivas e perceber que há outra forma de viver a vida.

Recomendo a 100%!

An effective life, Stephen R. Covey (agosto de 2021)

Li porque é grátis na Audible. Tem apenas 1 hora por isso não foi grande desperdício de tempo, mas achei pouco interessante.

Hook Point, Brendan Kane (agosto de 2021)

Mais um que é grátis na Audible. Comecei a ler por ser grátis, sem saber bem qual era o tema. Acabei por achar super interessante, um bom livro sobre marketing e publicidade recheado de exemplos práticos.

Efortless, Greg McKeown (setembro de 2021)

O livro é a sequência de outro que adorei do mesmo autor: Essencialismo. Enquanto que o primeiro descreve a forma como devemos filtrar e priorizar o que é essencial, este apresenta estratégias para conseguir contornar o nível seguinte: quando já reduzimos ao essencial e mesmo assim não temos tempo para tudo. Não é tão bom como o primeiro mas mesmo assim é uma excelente leitura!

Why we get sick, Dr. Benjamin Bikman (outubro de 2021)

Comecei a ler este livro por ser grátis na Audible e porque, apesar de não dominar de todo esta área, quero ser saudável e gosto de aprender coisas novas. Um livro interessante (primeira parte muito técnica) sobre resistência à insulina, uma condição que afeta grande parte da população atualmente e que é responsável ou pelo menos contribui para negativamente para a maioria das doenças fatais (cancro, problemas cardíacos, alzheimer, etc). Bom para diversificar!

The mindfull athlete, George Mumford (novembro de 2021)

Comecei a ler este livro por ser grátis na Audible e gostei bastante! Regras de ouro para aplicar como atleta e vida no geral.

Get a f*cking grip, Mattew Kimberley (novembro de 2021)

Não gostei por uma questão de expectativas. O livro começa a criticar os livros de desenvolvimento pessoal e acaba por ser igual a todos.

Blink EN / Blink PT, Malcolm Gladwell (dezembro de 2021)

Adoro estes livros sobre o psicológico, com exemplos reais e curiosidades super engraçadas! Sou fã do autor e gostei bastante deste livro.

Range / Versátil, David Epstein (janeiro de 2022)

Adorei este livro! Exemplos claros a demonstrar que especialização não significa necessariamente qualidade. Na maior parte dos casos, manter os horizontes alargados e dominar vários temas é melhor do que focar num específico.

Think again / Pensar melhor, Adam Grant (janeiro de 2022)

Um livro que nos convida a desafiar os pressupostos e a repensar tudo o que sabemos e fazemos. Gostei!

Atomic Habits / Hábitos atómicos, James Clear (janeiro de 2022)

Talvez por ter expectativas tão elevadas este livro desiludiu um pouco. Já li outros livros sobre o mesmo tema dos quais gostei muito mais.

Make life work, Alice Fraser (março de 2022)

Li porque é grátis na Audible. Uma série de insights bastante giros e que me deixaram a pensar. Sobre a relação e o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoa. Recomendo!

Gutfull – What to eat for a happy gut, Dr. Joanna McMillan (março de 2022)

Grátis na Audible. O nosso corpo é o nosso mais importante ativo, por isso gosto sempre aprender sobre a área da saúde e alimentação saudável. Gostei!

Biografias (2)

Becoming PT / Becoming EN, Michelle Obama (setembro de 2019)

A história inspiradora de Michelle Obama, da sua infância à saída da casa branca depois de 8 anos como primeira dama dos EUA.

Foi o meu primeiro audiolivro e não podia ter escolhido melhor. Narrado na primeira pessoa fica torna-se ainda mais especial.

Shoe dog / Correr para vencer, Phil Knight (junho de 2021)

Foi-me sugerido na página de instagram e já agradeci imenso, adorei! É a história inspiradora do fundador da Nike, que além de ser um empreendedor fantástico, é um contador de histórias excepcional.

Documentário/Histórias verídicas (13)

My lost family, Danny Ben-Moshe (outubro de 2019)

Christmas: What the Fa-La-La-La-La?, Grace Dent e Paul Kerensa (dezembro de 2019)

Days that changed the world, Carrie Gibson (janeiro de 2020)

Heist, Michael Caine (julho de 2020)

How to not fuck up your marriage too bad, Stephen Marche (julho de 2020)

My dad the spy, Stewart Copeland (setembro de 2020)

The dark web, Geoff White (setembro de 2020)

Sapiens, Yuval Noah Harari (outubro de 2020)

True North Heists, Audible Original (outubro de 2020)

A grown-up guide to oceans, Ben Garrod (novembro de 2020)

Norway – Culture Smart, Linda March (novembro de 2020)

Vietas, Jenny Rogneby (fevereiro de 2021)

Como evitar um desastre climático, Bill Gates (junho de 2021)

True Crime (12)

West Cork, Audible Original (setembro de 2019)

Real Crime, Audible Original (janeiro de 2020)

Evil has a name, Paul Holes (fevereiro de 2020)

Body of proof, Sophie Ellis (junho de 2020)

The last days of August, Jon Ronson (setembro de 2020)

Blood Territory, Mark Whitaker (setembro de 2020)

Ghosthunter, Ben Lawrence (setembro de 2020)

El impenetrable: death in the forest, Simeon Tegel (setembro de 2020)

Call me God, Audible Original (fevereiro de 2021)

The Riddle of Emmon Bodfish, Paul Holes (julho de 2021)

A devil in the valley, Paul Holes (setembro de 2021)

Murdered, Paul Alexander (setembro de 2021)

Ficção variada (20)

Unheard: The story of Anna Winslow, Audible Original (março de 2020)

Longa pétala de mar, Isabel Allende (março de 2020)

Homeless Bodies and Other, vários contos (agosto de 2020)

Joyland, Stephen King (agosto de 2020)

Amazónia, James Rollings (agosto de 2020)

Lá onde o vento chora, Delia Owens (setembro de 2020)

Goa ou o Guardião da Aurora, Richard Zimler (setembro de 2020)

Sour Hall, Laura Kirwan-Ashman (janeiro de 2021)

1Q84 – Livro 1, Haruki Murakami (fevereiro de 2021)

1Q84 – Livro 2, Haruki Murakami (março de 2021)

1Q84 – Livro 3, Haruki Murakami (março de 2021)

Gambito de Dama, Walter Tevis (abril de 2021)

Kafka à Beira-Mar, Haruki Murakami (junho de 2021)

Norwegian Wood, Haruki Murakami (junho de 2021)

Motel Evil, KC Wailand (julho de 2021)

A morte do comendador vol I, Haruki Murakami (março de 2021)

A morte do comendador vol II, Haruki Murakami (março de 2021)

Crónica do Pássaro de Corda, Haruki Murakami (março de 2021)

Noite sobre as águas, Ken Follet (setembro 2021)

A peregrinação do rapaz sem cor, Haruki Murakami (outubro de 2021)

Policial (10)

Mentiras Consentidas, Hjorth & Rosenfeltd (novembro de 2019)

The Goodbye Party, Louis Nowra (dezembro de 2019)

A rapariga que viveu duas vezes, David Lagercrantz (fevereiro de 2020)

A ilha do medo, Nelson DeMille (abril de 2020)

Branco Puro, Ragnar Jonasson (maio de 2020)

Nas águas mais calmas, Viveca Sten (maio de 2020)

O hipnotista, Lars Kepler (agosto de 2020)

A porta oculta, Jorn Lier Horst (setembro de 2020)

Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle (outubro de 2020)

Vale dos cinco leões, Ken Follet (janeiro de 2021)

Clássicos (7)

Moby Dick, Herman Melville (julho de 2021)

Grátis na Audible Plus.

Animal Farm, George Orwell (agosto de 2021)

Grátis na Audible Plus.

1984, George Orwell (setembro de 2021)

Grátis na Audible Plus.

Pride and Prejudice, Jane Austen (setembro de 2021)

Grátis na Audible Plus.

Sense and Sensibility, Jane Austen (setembro de 2021)

Grátis na Audible Plus.

Dracula, Bram Stoker (outubro de 2021)

Grátis na Audible Plus.

The importance of being earnest, Oscar Wilde (outubro de 2021)

Grátis na Audible Plus.

Fantasia (11)

Harry Potter e a Pedra filosofal, J. K. Rowling (outubro de 2019)

Harry Potter e a Câmara dos Segredos, J. K. Rowling (outubro de 2019)

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, J. K. Rowling (outubro de 2019)

Harry Potter e o Cálice de Fogo, J. K. Rowling (novembro de 2019)

Harry Potter e a Ordem de Fénix, J. K. Rowling (novembro de 2019)

Harry Potter e o Principe Misterioso, J. K. Rowling (junho de 2020)

Harry Potter e os Talismãs da Morte, J. K. Rowling (julho de 2020)

Quatro, Veronica Roth (agosto de 2020)

Quidditch through the ages, J. K. Rowling (outubro de 2020)

The tales of Beedle the Bard, J. K. Rowling (outubro de 2020)

The Ickabog, J. K. Rowling (novembro de 2020)

Boas leituras!

42 thoughts on “As minhas leituras

  1. Que biblioteca extensa! Gostei da descrição objectiva e simplificada dos livros. Se só pudesse adquirir apenas 3 livros da secção “”Finanças e Negócios” quais eram os fundamentais?

    Obrigado pelo excelente conteúdo do blog. Vou continuar a acompanhar.

    Hej då!

    1. Olá! Pedir um top e esquecer os outros mata-me porque gosto de muuitos, mas vou tentar:

      – Rich Dad Poor Dad: foi o meu primeiro livro de investimentos e abriu-me os olhos para este mundo de possibilidades, por isso não o poderia deixar de fora;
      – Quit like a Millionaire: o relato de quem efetivamente conseguiu o FIRE aos 31 anos e agora vive a vida que sempre sonhou. Toda a estratégia de investimento, distribuição de portefólio, gastos e retornos;
      – Your money or Your Life: o livro que impulsionou o movimento FIRE. É graças a pensar da forma descrita no livro, com base em gastar e usar apenas no necessário e que valorizamos, que poupo sem o mínimo esforço e com o menor impacto possível na sustentabilidade do planeta;
      – Set for life: o livro mais completo. Fala de tudo, tudo mesmo. Poupar, escolher e progredir na carreira, ganhar mais, investir em imobiliário, investir na bolsa de valores, rentabilizar o tempo, etc.

      Sinto que estou a ser injusta com outros mas pronto, fica aqui uma boa base para começar 😜

      Tusen takk! 😁

  2. Comecei agora a ler um dos livros do Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa “Mais tempo, mais dinheiro”. Não sei se ouves podcasts mas ouvi o “Money Bar” da Bárbara Barroso. Ficam as dicas. 😉

  3. Olá Dama! Penso que as descrições estão repetidas com as anteriores:
    7 segredos para investir com Warren Buffet, Mary Buffett e Sean Seah (novembro de 2021)

    Apesar de o título indicar que o livro é para mulheres, a verdade é que é apropriado para qualquer pessoa que queira organizar as suas finanças. Gostei bastante!

    Rich Dad’s Guide to Becoming Rich, Robert Kiyosaki (novembro de 2021)

    É mais um livro simpático de finanças pessoais. Não tem nada de inovador, mas solidifica conceitos.

    1. Olá!

      Tens toda a razão! Fiz copy paste para aproveitar a formatação e entretanto esqueci-me de alterar o conteúdo. Ups eheh
      Alterado e atualizado com mais livros.

      Muito obrigada pelo reparo!

      Beijinhos 🙂

  4. Olá Dama.
    Estive na Fnac a folhear o “Hábitos Atómicos” e não fiquei super entusiasmado ao ler. Dizes que já leste outros do género, que te agradaram mais. Assim pergunto que outros títulos sugeres, dentro do género.
    Obrigado 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *