Em Portugal, o nosso salário anual quando trabalhamos por conta de outrem é dividido em 14 prestações. Doze salários para cada mês do ano, e depois dois meses extra, um para férias e outro para o Natal.
Será que faz sentido seguir o nome à letra e gastar estes dois meses extra em viagens e prendas de Natal? Na maioria dos casos, nem por isso.
Se recebes o subsídio de Natal por inteiro, entre novembro e dezembro tens este bónus adicional na conta bancária. Abaixo deixo algumas ideias para utilização deste montante, para diferentes cenários.
Ho-Ho-Ho
Cenário 1 – Dívidas com taxas altas
Se começaste há pouco a tomar rédeas da tua vida financeira e estás na fase de liquidação das dívidas, este salário extra pode ser uma ajuda óptima para uma amortização extra.
É um investimento com retorno garantido, igual à taxa de juro que estás a evitar.
Cenário 2 – A zeros
Não há dívidas, mas também não há poupanças.
Construir a almofadinha financeira, o chamado fundo de emergência, pode ser demorado. Não é fácil juntar 3, 6 ou 12 meses de despesas. Este salário extra pode acelerar esta etapa.
Cenário 3 – A investir
Os primeiros passos estão assegurados, por isso estamos a direcionar as poupanças mensais para investimento. É a posição em que eu estou neste momento. 🫶
Por uma questão de simplificação, uso o subsídio de Natal para investir em PPR. O valor bate mais ou menos certinho com o valor que lá quero colocar, e gosto de esperar por dezembro para perceber qual o valor que tenho de investir para ter a dedução máxima (o excel que uso para esta simulação está aqui).
No entanto, a gestão é pessoal e não há certo nem errado! Desde que o dinheiro sirva para comprar ativos, estamos iguais 🙌
Cenário 4 – Com objetivos a curto prazo
Se temos algum grande objetivo para realizar nos próximos meses ou anos, então esta é uma ajuda extra para aumentar esta poupança.
Seja um casamento, uma viagem, a compra de uma casa ou um carro, toda a ajuda é bem-vinda.
Este dinheiro tem de ficar num local seguro e de baixa volatilidade. Hoje em dia há bons depósitos a prazo para este fim.
Cenário 5 – Todos os objetivos financeiros salvaguardados
Esta é uma posição em que espero estar um dia. Tenho dinheiro a entrar para as despesas correntes, os objetivos futuros estão assegurados, a reforma está assegurada, este dinheiro extra é acessório.
O que fazer com ele, então? Seguindo a abordagem Die with Zero: doar, comprar presentes, gastar mais em qualquer outra despesa. A imaginação é o limite.
Se quisermos continuar a aumentar o património, então usar o dinheiro para investir.
O que vais fazer com o teu subsídio de Natal? 🎄
Disclaimer: A autora do blog Dama de Ouros não fornece recomendações ou aconselhamento financeiro. Todo o conteúdo presente neste blog tem apenas fins informativos e educacionais, sendo qualquer decisão de investimento da responsabilidade do leitor.
Muito obrigada por estas dicas, Dama de Ouros!
É só esperar pelo Natal para poder aplicar eheh 🔥