Wallstreeters – Review Parte 1

Wallstreeters é uma plataforma que resolve os problemas de dois tipos de investidores:

Espero que não te sintas insultado pelo nome que dei aos primeiros. É o grupo em que me enquadro, com muito gosto e orgulho 😜

Neste artigo vou então listar as principais vantagens e funcionalidades do primeiro grupo. A review para o segundo grupo está na parte 2.

Preguiçosos diversificados

Estas são as pessoas que investem de forma diversificada em vários ativos/classes de ativos. As que fazem a sua análise prévia ao investimento, traçam o seu plano, e depois investem mensalmente nas mesmas coisas, sem qualquer análise de preço/valor, fazendo a chamada DCA (dollar-cost averaging).

Não querem saber de relatórios de empresas, P/E, dividend yields e outros tantos termos financeiros.

Acreditam na evolução do mercado como um todo, investem para longo prazo e por isso fazem-no consistentemente independentemente do que esteja a acontecer na economia.

👆 Isto sou eu.

👇 Mas isto também sou eu.

Quero estar bem diversificada, por isso tenho investimentos em várias classes de ativos: cripto, P2P, PPR e ETFs. Dinheiro em várias contas bancárias, para propósitos diferentes.

Quero ter controlo sobre o meu património, por isso todos os meses faço um registo do networth. Com tamanha diversificação, isto implica passar uma horinha a abrir e fechar apps de cada plataforma, para ver e anotar o valor atual em cada uma.

Se for uma ou duas, é OK… mas no meu caso já são 17. Dezassete! (dinheiro, conta moey, conta millennium, conta activo bank, conta W1tty, conta openbank, Mintos, Raize, Crowdestor, Degiro, PPR Stoik, PPR NB, Coinbase, Goparity, Peerberry, Estateguru e Robocash).

Nas P2P é mais ou menos OK, porque recebo um e-mail com o resumo e é so abrir e apontar. Mas nas corretoras é bem mais chato, porque tenho mesmo de abrir para ver o valor real.

Por acaso, eu adoro Excel e fazer o registo e consequentes gráficos e análises lá não é problema para mim, mas para muitas pessoas é.

A plataforma Wallstreeters permite fazer a ligação a estas corretoras, de forma a agregar tudo num só local. Assim, em vez de uma mão cheia de logins, basta fazer um.

Para já, é possível ligar as seguintes plataformas:

No caso das P2P, infelizmente (ainda) não é possível fazer ligação automática às plataformas, por isso os valores têm de ser inseridos manualmente.

Outros ativos, como imobiliário, veículos e dinheiro, são também adicionados desta forma.

É só selecionar o tipo de ativo e preencher as informações solicitadas. No caso de P2P, coloco o valor investido no preço de compra, e o valor atual na plataforma no valor atual.

Desta forma, tenho então a seguinte informação:

  • A – Distribuição pelas classes de ativos adicionadas
  • B – Valor total atual/alocado
  • C – Percentagem de ganhos totais em cada ativo/plataforma (considerando valor investido e valor atual)

Outras coisas úteis, para todos

Em Painel -> Aprender, temos acesso a sugestões de:

  • Cursos gratuitos e pagos, nos mais variados temas.
  • Podcasts de finanças (🔥😍);
  • Vídeos didáticos.

Se estivermos dispostos a aprender/ouvir noutras línguas, podemos alterar no canto superior direito para o dialeto pretendido e aparecem novas opções.

Em Painel -> Comunidade, é possível ver e seguir listas de vigilância, portfólios e pessoal ativo na partilha, dentro da plataforma.

Outro grande plus

Esta plataforma foi criada de raiz por miúdos portugueses. Digo miúdos, nunca em tom depreciativo, mas sim como forma de acentuar admiração. Enquanto eu, com a idade deles, andava a planear o próximo lanche ou ida à praia com as amigas e a ler os meus livrinhos, eles criaram isto.

Incrível! Não dá para não ficar entusiasmada com o seu sucesso.

Acredito que haja outras opções no mercado, talvez com mais funcionalidades. Mas, se esta plataforma já está top e em constante melhoria, e ainda por cima, ao escolhê-la, estou a apoiar pessoas que admiro, qual é a dúvida? Está escolhido e decidido 🔥

Abaixo deixo uma entrevista do Ruben. É um tutorial da plataforma e também uma partilha da história do projeto, que vale a pena ouvir.

Planos e preços

Há 3 níveis de subscrição. O plano base é grátis, o premium custa 5,99€/mês e o Contributor custa 19,99€/mês.

É possível experimentar os planos pagos por 15 dias, sem qualquer custo, para perceber se vale a pena o upgrade.

Já conhecias?

Se não conhecias e ficaste com vontade de experimentar, usa o link abaixo para começar a controlar as finanças e os investimentos.

Se já usas e tens feedback, deixa abaixo nos comentários. 🙌

2 thoughts on “Wallstreeters – Review Parte 1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *