Gosto muito de cozinhar, mas não gosto mesmo nada de decidir o que vou confeccionar. Lembro-me de os meus pais e avós pedirem ideias para o jantar, e queixarem-se de não saber o que fazer… Hoje compreendo perfeitamente a sua dor.
Só em adulta, quando passei a ser responsável por 100% das minhas refeições, me apercebi que 87% do tempo acordada gira em torno de comida: ou estou a comer, ou a pensar no que vou comer, ou a pôr a mesa para comer, ou a cozinhar o que vou comer, ou a pensar no que me apetecia comer e não posso, ou a fazer compras para cozinhar ou a arrumar a cozinha depois de ter comido e cozinhado.
Sou só eu que acho que este é um dos grandes problemas da vida adulta ? 🍏🥐🧀🍳🥙🍝🌮🍴
Pior é que temos outras coisas para fazer. Tipo trabalhar, fazer exercício, conviver, brincar, andar de transportes de uns sítios para os outros.
O que eu sinto é: quando não automatizo as refeições, os meus dias pioram bastante. Tenho o stress de pensar todos os dias o que cozinhar e, depois de decidir, em muitos casos, tenho de ir ao supermercado porque me falta um ou vários ingredientes. Este é o melhor cenário. Nos piores casos, cedo ao take-away ou a refeições pré-feitas pouco saudáveis.
O planeamento pode, ou não, poupar dinheiro. Mas uma coisa é certa: tem benefícios na saúde mental e física. Menos stress e alimentos (em princípio) mais saudáveis.
Solução
Cá em casa encontramos uma solução perfeita para este problema.
Temos um caderno com as refeições que gostamos e costumamos cozinhar, separadas por carne, peixe e miscelâneas. Estão identificadas por facilidade/tempo de preparação, para que possam ser encaixadas na agenda dessa semana.
Ao fim de semana, escolhemos a partir da lista existente as refeições de segunda a sexta. Depois disso, confirmo na despensa/frigorífico/congelador os ingredientes em falta e, com base nisso, faço a lista de compras da semana.
No sábado ou domingo fazemos as respetivas compras, para não termos de nos preocupar nos dias úteis, que são bem mais ocupados.
De segunda a sexta, tudo o que tenho de fazer quando chega a hora de preparar o jantar é olhar para o frigorífico (temos a ementa afixada) e ver o que está programado para esse dia. Depois disso, é só cozinhar: algo que realmente gosto de fazer!
Fazemos sempre?
Às vezes esquecemo-nos. E arrependemo-nos sempre. É certo que essa semana será mais stressante do que as outras, porque temos de ir mais vezes ao supermercado ou comer mais comidas menos saudáveis, para desenrascar.
Também acontece trocar certos pratos, se houver algum imprevisto. Mas isto são situações pontuais, que acontecem raramente.
Deixamos quase sempre o sábado e o domingo livres, porque temos mais tempo para cozinhar e podemos pensar no próprio dia o que realmente nos apetece comer (tipo bacalhau à zé do pipo ou polvo à lagareiro, nhamiii) ou então porque acabamos por comer fora.
Queres experimentar?
Fiz um template bonitinho para experimentares também esta abordagem. Faz durante uma ou duas semanas, para ver se faz sentido para ti.
Se resultar como aqui, vais ver mudanças fantásticas no dia a dia!
Faço algo semelhante.
Começo por ir ao congelador/arca ver o que tenho e o que se pode confeccionar daí. Depois faço a lista de refeições (tento incluir uma de caras, uma de peixe e uma vegetariana, mas nem sempre dá) e com os ingredientes que faltam faço a lista de compras
Numa versão mais a frente, por vezes passo 2/3 horas na cozinha a um Sábado ou Domingo e preparo refeições para congelar. Este fim de semana fiz bolenhesa rendeu para montar uma lasanha e 2 sacos de congelação. Fiz também caril de grão de bico que rendeu 2 sacos de congelação.
Tenho pelos menos 5 refeições sem stress, ou até mais visto que tendo a fazer as doses para que seja suficiente para o jantar e o almoço do dia seguinte.
Dá trabalho? Sim, dá… Mas poupa muito trabalho durante a semana
Olá!
Sou diferente de ti num aspeto ahahah detesto estar sempre a cozinhar, mas o processo é muito parecido. Vejo o que quero cozinhar para durante a semana, faço as compras se necessário e em 2h/3h faço a comida 😅. Voilà! Só vou a cozinha durante a semana para comer 😁
Parece-me óptimo na mesma!
Eu acho que para mim não resultaria, porque se estivesse tanto tempo seguido a fazê-lo já não acharia tanta piada. Mas lá está, só temos de encontrar o que resulta para nós e seguir 😁
Obrigada pela partilha. Beijinhos
Adoro cozinhar enquanto bebo um copo de vinho, por mim não me importo de cozinhar todos os dias ao jantar.