A forma certa de começar este blog é com uma pequena apresentação da pessoa por trás dos gráficos e números.

Tenho 28 anos, sou engenheira das 8h às 17h e desportista, aspirante a escritora e leitora de tudo e mais alguma coisa no resto do tempo. No âmbito do que vou falar aqui, o que importa mesmo saberes sobre mim é que sou uma grande entusiasta do movimento FIRE desde 2019.
Vivo no grande Porto e adoro viajar. Tenho um fascínio por países nórdicos. Já li livros de escritores noruegueses, suecos, dinamarqueses e islandeses – ninguém escreve policiais como eles. Estou a aprender norueguês e espero poder usar estes conhecimentos logo que a pandemia me permita ir conhecer os fjords.
Tinha cerca de 10.000 € na conta poupança quando, à procura de um depósito a prazo que desse mais de 0,01%, encontrei o blog da Inês – Mais que poupar – e vi artigos com simulações de investimentos com taxas anuais médias de retorno de 7%.
Sempre fui poupada mas, até descobrir o movimento FIRE, não tinha destino para o dinheiro que guardava. Quando descobri que podia usar esse dinheiro gerar mais dinheiro e comprar tempo no futuro fez-se luz!
Desde o primeiro contacto com o movimento FIRE já li mais de 40 livros de finanças pessoais e desenvolvimento pessoal e centenas de artigos em blogs. Em abril de 2020, a pandemia e um lay-off na empresa deram-me o tempo livre e o empurrão necessários para criar a minha página no instagram – fire.pt – e começar a partilhar a minha jornada para a independência financeira.
O meu objetivo é atingir a independência financeira e possivelmente a reforma antecipada em 10 anos, praticamente 30 anos antes do que pensava ser suposto e obrigatório.
A ideia não é despedir-me e passar os dias no sofá (nem sequer gosto de ver TV). Quero sim viajar, passar tempo com as pessoas de quem gosto, dedicar-me a projetos pessoais a apoiar causas que são relevantes para mim.
Pelo caminho, podes acompanhar as minhas conquistas e contratempos aqui e na página Instagram.
Temos algumas coisas em comum 😊 também sou do grande Porto, o fascínio pela Escandinávia e os policiais nórdicos (Jo Nesbo é a paixão do momento) e estou a aprender sueco. 😁 Além do FIRE também!
Gosto muito de seguir a página do Instagram, e agora também o blog. Força e felicidades! É uma inspiração 🙂
Que bom saber! 🙂 Se ainda não experimentaste, posso já recomendar também Camilla Lackberg e Michael Hjorth (saga Sebastian Bergman). Vou por sueco na lista para treinarmos juntas eheh 😁 Obrigada!
Dama de ouros, adoro a tua maneira de pensar. So tenho pena de não pensar assim quando tinha a tua idade. Mas mais vale tarde do que nunca, vou acompanhar as tuas evoluções com muito gosto enquanto sigo o meu próprio caminho para a liberdade financeira pois sinto que posso apreender muito contigo
Vamos sempre a tempo de melhorar o nosso futuro 🙂 acho que, independentemente da idade, quando descobrimos o FIRE ficamos sempre com pena de não termos iniciado mais cedo. O que importa é que já estamos no caminho certo 😊
Olá Dama de Ouros.
Finalmente comecei a pensar seriamente no retorno financeiro, detesto dinheiro por tudo que representa de mal, mas também como tudo na vida, há um lado positivo. Depois de chegar aos LI, ser Pai, marido, há objetivos que são incontornáveis sem $. Desde os meus 29 decidi começar a investir num produto do estado, semelhante a um PPR e mais tarde em outros, mas nunca numa perspetiva de mais valia fiscal. Será que ainda vou a tempo de atingir o Fire? O que fazer com 10.000 €? Obrigado, felicidades e parabéns pelo projeto!
Olá!
Fiquei um bocado preocupada com a primeira afirmação. “Detesto dinheiro por tudo o que representa de mal”.
Não sei a que mal te referes, honestamente, porque o dinheiro é apenas moeda de troca.
Acho que antes de pensares no que fazer ou como investir ou no FIRE tens de esclarecer essas questões e o porquê de associares o dinheiro a algo mau.
Recomendo-te a leitura dos livros Segredos da Mente Milionária e Money Mindfulnes.
Dá uma vista de olhos e depois dá-me o teu feedback, por favor 🙂
Comecei hoje e vou ler todos os artigos do teu blog, desde que te encontrei no Insta, que já sigo mais umas 10/15 paginas do género, tenho dobrado a intensidade dos livros que tenho lido, e sobretudo intensificado a vontade de me jogar ao movimento, e aprender a investir!
Tive uma menina há dois meses e a chegada dela ainda me veio motivar mais
Obrigado!!!!
Olá!
Muitos parabéns pela bebé e por essa vontade enorme de aprender e evoluir 🙂
Assim ninguém nos pára, mesmo!
Beijinhos