Novos regulamentos de ETFs

Utilizadores da Degiro receberam nos últimos dias um e-mail com o título “Os novos regulamentos para os ETFs e fundos de investimento tiveram impacto nas suas posições”.

Várias dúvidas surgiram na sequência desta comunicação, por isso deixo um resuminho aqui. 🙌

O porquê

E-mail da DEGIRO

Não é um requisito da Degiro, mas sim uma obrigação regulamentar que provavelmente afetará todos os investidores, independentemente da corretora/banco que utilizem.

O KID – Key Investment Document, em português, Documento de Informação Fundamental, é um documento que fornece informação relevante do fundo de investimento, de forma resumida. É um documento exigido por lei para ajudar o investidor a entender os riscos, custos e fundamentos base desse fundo.

Para exemplificar, deixo aqui um exemplo – neste caso do ETF VWCE:

A primeira parte apresenta um resumo do fundo de investimento. Qual o fornecedor, qual o índice, qual a forma de funcionamento e contactos e fontes para informação mais detalhada.

De seguida apresenta-se os indicadores de risco. Qual a avaliação, de 1 a 7, e alerta para variáveis que afetem o desempenho dos ativos incluídos.

Apesar de rentabilidades passadas não serem garantia de retornos futuros, a terceira parte apresenta vários cenários de desempenho com base no histórico do fundo de investimento.

Continuando a leitura, podemos ver o que acontece em caso de falência do fornecedor do fundo de investimento e os diferentes custos associados ao produto.

Por fim, é apresentada a sugestão de prazo mínimo de investimento e outras informações relevantes.

Acredito que com a introdução desta regulamentação haja uma pressão adicional nos fornecedores para efetuarem a tradução dos documentos em questão. O tempo que isto poderá demorar depende do fornecedor do ETF.

Como afetará os meus investimentos?

E-mail da DEGIRO

Até que o fornecedor emita o KID em português, não é possível comprar mais unidades de participação desse fundo. As que temos na nossa carteira não são afetadas, e podemos vender, se assim entendermos. Apenas não podemos comprar mais, até que a situação seja regularizada.

Será que os meus ETFs são afetados?

E-mail da DEGIRO

Para saber se os ETFs em que investimos são afetados, podemos abrir cada um na aplicação da corretora e, na secção documentos, confirmar se o documento existe em português. Se sim, não há problema e podemos continuar a investir normalmente; se não, teremos de parar temporariamente de reforçar esse ETF.

Exemplos

Deixo abaixo o exemplo de 3 ETFs que tenho na minha carteira. Neste momento reforço apenas o VWCE, por isso o meu plano de investimentos não será afetado.

Caso pretendesse reforçar o SXR8, único ETF da minha carteira que não tem o documento em PT, teria de fazer uma nova análise e encontrar uma alternativa.

UPDATE 27/03/2023

ETF SXR8 já tem documentos em português.

Confirma novamente os teus ETFs afetados, pode ser que a questão também já tenha sido resolvida entretanto.

Foste afetado por isto? Como vais ultrapassar?

Disclaimer: A autora do blog Dama de Ouros não fornece recomendações ou aconselhamento financeiro. Todo o conteúdo presente neste blog tem apenas fins informativos e educacionais, sendo qualquer decisão de investimento da responsabilidade do leitor.

8 thoughts on “Novos regulamentos de ETFs

  1. Alguns comentários ao teu documento:
    1. Para além da clareza do mesmo, infelizmente o KID (Key Information Document) ou KIID (Key Investor Information Document) não são todos tão objetivos. Prefiro os da Amundi, desde o layout até ao seu conteúdo, a clareza dos contactos, apresentação, houve um claro cuidado, obviamente que não vou investir no ETF fraco, só porque o mesmo tem um KID apresentável;
    2. Independentemente do broker, por exemplo a Degiro exige que o investidor tenha que fazer um pequeno teste de 15 perguntas para investir em determinados ETF, em 15 errei 1, mas não deixa de ser meritório por parte desta entidade que sensibiliza e recomenda os investidores na importância da literacia financeira;
    3. O investimento é fundamental, mas saber o que estamos a fazer é determinante, isto não são “raspadinhas”, o site justETF que já foi explicado neste blogue, para ETF comercializados na Europa, é também uma fonte fidedigna, mas embora o mesmo não tenha a versão Português, também não se compreende a razão, estes produtos não podem ser apenas para quem sabe Inglês, até porque a filosofia dos ETF é para atrair as “massas” e não apenas as elites. Daí a sua enorme popularidade nos últimos anos.

    1. Olá!

      Nestes aspetos a Degiro está apenas a cumprir com normativas europeias.
      Normalmente, para investimentos de risco, é necessário comprovar que se tem os conhecimentos mínimos para o fazer.

  2. E sobre as novas taxas?
    Alguém me consegue explicar quais os novos valores para alguém que como eu comprar VWCE uma vez por mês?

    Cumprimentos e boas poupanças

    1. Comprar em euros ou dólares pode ter impacto nas comissões de câmbio na compra.
      Mas na verdade, a menos que o ETF seja “hedged”, então estás sempre sujeita à oscilação de câmbios, porque a moeda do fundo pode ser diferente de euros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *